A Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Fronteira , está realizando a Operação “Scutum Limes”.
A ação integrada reúne diversas unidades especializadas, incluindo o Batalhão de Operações Especiais , Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e Companhia Independente de Operações com Cães , com o objetivo de ampliar a presença policial e intensificar o combate aos crimes na região de fronteira.
A operação tem caráter preventivo, repressivo e dissuasivo, atuando em ambientes terrestres, aquáticos e aéreos para garantir o controle territorial e aumentar a sensação de segurança pública. Policiais militares estão empregados em pontos estratégicos da fronteira, promovendo ações integradas para enfrentar ilícitos diversos.
Até o momento, os resultados da Operação Scutum Limes, que ainda está em andamento, são expressivos: 5.123 pessoas abordadas, 662 veículos vistoriados — oito deles apreendidos —, 14 pessoas detidas e quatro mandados de prisão cumpridos. Foram também apreendidas três armas de fogo, 501,26 kg de entorpecentes e 37.938 pacotes de cigarros, totalizando um prejuízo ao crime estimado em mais de R$ 5 milhões.
A Operação Scutum Limes já está em seu terceiro dia e deve continuar até o final da semana, mantendo o reforço policial na região e atuando para preservar a ordem e a segurança da população.
(AS-RadioEducadora/ com inf. CGN)