Operação contra quadrilha especializada no desvio e adulteração de fertilizantes cumpre mandados em Curitiba, Wenceslau Braz e Cascavel.
Os policiais civis cumprem sete mandados de prisão e seis de busca e apreensão.
A operação visa desmantelar um esquema responsável por gerar perdas a produtores rurais e prejudicar diretamente a produtividade agrícola.
As investigações tiveram início em novembro no ano passado, quando a Polícia prendeu cinco pessoas em flagrante em um barracão clandestino localizado em Araucária.
Durante a abordagem, o dono do local tentou subornar os policiais oferecendo o valor de R$ 150 mil e foi autuado em flagrante pelo crime de corrupção ativa.
Os demais envolvidos na adulteração foram presos por associação criminosa e receptação qualificada. Um deles admitiu que parte da carga original já havia sido desviada, enquanto outra parte seria transportada com nota fiscal adulterada.
Em continuidade às diligências, a Polícia Civil rastreou e localizou parte da carga em Wenceslau Braz, no Norte do Estado, em posse do motorista do caminhão que deveria transportar o material.
Após análises periciais, foi constatada a adulteração.
"Com o prosseguimento das investigações iniciadas chegou-se à identidade do indivíduo responsável por criar empresas de fachada para a emissão de notas fiscais frias para que esses fertilizantes fraudados pudessem ser transportados com aparência de legalidade.
Esse homem chegava a receber R$ 500 por nota fiscal emitida".
Além do responsável pelas notas frias , identificou-se que o grupo ainda era composto por três motoristas e outros dois indivíduos ligados à atividade de adulteração dos fertilizantes.
(AS-RadioEducadora. Com inf/Polícia Civil do Paraná)