A partir de segunda-feira ((21) a Secretaria da Segurança Pública do Paraná inicia a Missão Paraná, uma ação inédita que levará temporariamente a sede administrativa da Secretaria para municípios das regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do estado.
A iniciativa, que vai até domingo, tem como foco aproximar o Governo das lideranças locais, conhecer as realidades de cada município e construir, em conjunto, soluções que fortaleçam a segurança pública no Paraná.
O núcleo central da Missão será em Guaíra e contará com a presença do secretário, o coronel Hudson Leôncio Teixeira, diretores da pasta, comandantes das forças de segurança e equipe técnica da secretaria.
A programação completa da missão ainda inclui a passagem Marechal Cândido Rondon, Cascavel, Toledo e Francisco Beltrão, no Sudoeste.
Ao longo da semana, estão previstas reuniões com associações municipais, Conselhos Comunitários de Segurança, prefeitos, vereadores, deputados e representantes da sociedade civil.
O encontro também será um espaço para ouvir demandas, sugestões e propostas da comunidade regional.
Ao todo, a ação abrangerá mais de 85 municípios e atenderá diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas.
Conforme o secretário Coronel Hudson Leôncio Teixeira, a Missão Paraná nasce da compreensão de que as cidades são diferentes, os desafios são diferentes e por isso as soluções também precisam respeitar essas diferenças.
“Acredita-se que quem vive a realidade do território tem muito a contribuir com a construção de políticas públicas eficazes e duradouras.
Por isso, mais do que um evento institucional, esta é uma oportunidade real de escuta e diálogo”, explica o Coronel.
Durante os encontros, o secretário trará um panorama completo das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos anos, com foco na modernização das forças de segurança, na integração das polícias e na atuação firme contra o crime em todas as regiões do Paraná.
Também serão apresentados os dados mais recentes da segurança pública, com recorte especial para os resultados alcançados nas regiões envolvidas.
“Essa exposição é parte fundamental da Missão Paraná, que valoriza a transparência, a proximidade com os municípios e o diálogo aberto com as lideranças locais”, reforça o coronel Hudson.
A programação da Missão Paraná é voltada a lideranças locais, representantes de entidades e cidadãos interessados em contribuir com a segurança pública.
A programação da Missão Paraná inclui ações do Programa Mulher Segura, iniciativa da SESP voltada à prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
O programa tem como objetivos conscientizar, orientar e prevenir a violência e capacitar agentes públicos para atuarem com mais eficácia em ocorrências.
Durante a missão, serão promovidas palestras informativas e projetos de atuação local.
A Patrulha Rural Comunitária também será pauta ao longo da semana, reforçando a atenção especial da SESP às áreas rurais das regiões atendidas.
Seu principal objetivo é fortalecer a parceria entre forças de segurança e produtores rurais, promovendo ações de prevenção, patrulhamento direcionado e resposta rápida a ocorrências.
Rádio Educadora/SSPPR