A Prefeitura de Santa Helena aderiu à campanha “Não é Não, no Bloco e nas Redes”, promovida pelo Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, com o objetivo de prevenir casos de assédio e fortalecer a proteção às mulheres durante o período de Carnaval 2026.
A iniciativa busca conscientizar a população sobre o respeito, o consentimento e a responsabilidade coletiva nas festividades, alertando para a importância de combater qualquer forma de violência, seja física, verbal ou digital.
A campanha também orienta sobre como agir e denunciar situações de importunação sexual, constrangimento ou qualquer prática abusiva.
Como parte da mobilização, o Município utilizará materiais informativos disponibilizados pelo Estado, promovendo ações de sensibilização junto à comunidade e reforçando que o Carnaval deve ser um ambiente de alegria, segurança e respeito para todos.
A campanha destaca que qualquer ato sem consentimento é violência e deve ser denunciado. Para isso, estão disponíveis os seguintes canais oficiais: 190 Polícia Militar, 180, Central de Atendimento à Mulher, 181, Disque-Denúncia, Denúncia online: www.denuncia181.pr.gov.br
Santa Helena reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres, o enfrentamento à violência e a promoção de uma cultura de respeito, garantindo que as celebrações carnavalescas ocorram de forma segura, consciente e responsável" destaca a secretária municipal de Assistência Social, Ivanete Weiss.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)