Desde a última segunda-feira (18), equipes do Corpo de Bombeiros de Cascavel, da Secretaria de Meio Ambiente e do Instituto Água e Terra (IAT) realizam buscas por uma onça-parda que foi vista no perímetro urbano da cidade.
O felino, provavelmente jovem, tem sido avistado em diferentes locais do Bairro Tropical e arredores.
O primeiro registro ocorreu na manhã de segunda, quando moradores perceberam o animal tentando se esconder em uma área de mata próxima à Rua Teofânio Maltezo.
Pouco depois, a onça foi vista nas dependências da APAE de Cascavel, onde, segundo a gerente Ellen Aquino, entrou no corredor do refeitório antes da chegada dos alunos, mas não acessou as salas.
O animal, assustado pelo caseiro da instituição, teria fugido pulando o muro.
Na sequência, registros de câmeras de monitoramento mostraram o felino caminhando pela Rua São José e, posteriormente, por áreas de vegetação próximas à Rua Jorge Lacerda.
Moradores relataram encontros em diferentes pontos da cidade, incluindo filmagens da onça correndo dentro de um corredor da APAE e caminhando por calçadas com vegetação.
As buscas têm contado com o apoio do helicóptero Falcão 12 da Polícia Militar, equipado com câmeras termais, além de médicos veterinários, Corpo de Bombeiros, IAT e equipe de Bem-Estar Animal do município.
Segundo a coordenadora executiva do projeto Onças do Iguaçu, Yara Barros, é comum que animais jovens acabem entrando em áreas urbanas devido à fragmentação das áreas verdes.
Ela reforçou que o felino não apresenta comportamento agressivo, e orientou que a população mantenha distância e acione imediatamente as autoridades em caso de novo avistamento.
O trabalho de captura visa tranquilizar o animal com dardo anestésico para, em seguida, devolvê-lo ao seu habitat natural de forma segura.
Até o momento, o animal não foi localizado novamente, e as buscas continuam.
Rádio educadora com inf. CGN