A Divisão Estadual de Narcóticos de Cascavel deflagrou a operação Cerberus, que resultou na desarticulação de um braço financeiro de uma organização criminosa responsável pelo financiamento do tráfico de drogas na região de Cascavel.
A ação é fruto de investigações iniciadas em junho do ano passado, após a prisão de um homem que transportava 154 quilos de cocaína, quantidade avaliada em mais de sete milhões de reais.
A partir da apreensão, a equipe da Denarc intensificou as investigações, realizando diversas diligências, análise de celulares apreendidos e levantamento de dados financeiros.
Com isso, foi possível identificar os principais responsáveis pelo envio de valores aos envolvidos no transporte da droga.
As investigações apontaram ainda um padrão de incompatibilidade financeira entre as transferências realizadas e a capacidade econômica dos suspeitos.
Durante o trabalho, foram identificadas diversas contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas que efetuaram transferências suspeitas, transacionando de forma direta e indireta com os investigados.
Ao todo, quatro pessoas foram presas, sendo três mulheres e um homem.
Além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca nas cidades de Criciúma, Araranguá, Bocaiuva do Sul e Florianópolis.
A operação contou com o apoio dos Núcleos Denarc, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Araranguá e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Florianópolis. Como resultado das ações, foram bloqueados 18 ativos bancários, 11 caminhões e imóveis. Nas buscas, foram localizadas 16 porções de haxixe, espingardas, três pistolas calibre 9mm, uma pistola calibre .40 e mais de 200 munições.
A Denarc ressaltou a importância do combate ao tráfico de drogas e reafirmou o compromisso das forças de segurança na repressão a organizações criminosas que atuam no financiamento e distribuição de entorpecentes na região.
(Rádio Educadora/Com Inf. CGN)