O SAAE de Marechal Cândido Rondon, por meio do Consórcio CISPAR, contratou a empresa Biogénesis para elaborar três planos essenciais: o Plano de Segurança da Água, o Plano de Contingência e Emergência da Água e o Plano de Contingência e Emergência do Esgotamento Sanitário.
A equipe técnica está em campo realizando a coleta de dados nas fontes de abastecimento, reservatórios, elevatórias e na Estação de Tratamento de Esgoto, etapa fundamental para o desenvolvimento desses documentos.
Os trabalhos contaram com a recepção da equipe da Biogénesis pelo técnico químico do SAAE, Bruno Henrique Salgueiro Lopes, que acompanhou os primeiros levantamentos realizados no município.
O Plano de Segurança da Água atua como um instrumento que identifica e prioriza perigos e riscos ao longo de todo o sistema de abastecimento estabelecendo medidas eficazes de controle e mecanismos de verificação da eficiência da gestão preventiva.
O Plano de Contingência e Emergência, por sua vez, tem como finalidade atender qualquer situação anormal que envolva vítimas, danos materiais ou impactos ao meio ambiente, orientando ações que interrompam ou minimizem os danos causados por aqueles que estão próximos ou envolvidos na emergência.
Como destacou o diretor executivo do SAAE, Fábio Regelmeier: “Nosso compromisso é trabalhar de forma preventiva, protegendo a saúde pública e preservando o meio ambiente.”
Esses planos representam um importante avanço para assegurar a qualidade da água, a continuidade dos serviços de abastecimento e esgotamento sanitário, além de proteger a saúde da população e o meio ambiente.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)