Ouça ao Vivo
(45) 3284-1212
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Manifestantes protestam pela morte de réu na cadeia e pedem impeachment de Moraes

Um protesto em reação à morte de Cleriston Pereira da Cunha, réu no processo do 8 de janeiro morto na penitenciária da Papuda após um mal súbito, reuniu milhares de pessoas na Avenida Paulista ontem (26).

A maior parte dos discursos mirou o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, relator do caso, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chamado de “ladrão” pelos manifestantes. Quem passou pelo local também podia ouvir “fora, Xandão”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro não compareceu, mas foi lembrado em palavras de ordem, como as que pediam seu retorno ao poder, registradas por diversos apoiadores.

Cleriston morreu depois de pedir, ainda em fevereiro, para responder ao processo em liberdade por causa de problemas de saúde.

Ele tinha sequelas da covid-19 e o advogado chegou a dizer ao STF, em abril, que a manutenção da prisão poderia ser uma “sentença de morte”, fato que se confirmou recentemente.

“Ele já sofreu graves danos e grandes sequelas em razão da covid-19.

Depende da utilização de bastantes medicamentos, que sequer são oferecidos pelo sistema penitenciário.

É de extrema importância informar que a médica responsável pelo acompanhamento solicitou exames necessários para assegurar a saúde do agravante, todavia ele não pode comparecer aos exames devido a prisão preventiva.

Essas condições podem acarretar em complicações fatais para o paciente.

Nesse sentido, é notório que a segregação prisional pode acarretar uma sentença de morte”, disse o advogado.

Azevedo de Souza afirmou, ainda, que seu cliente exercia “direito de manifestação de forma pacífica e ordenada, não causando qualquer espécie de prejuízo ou dano ao patrimônio público” e que, poucas horas antes, estava em sua empresa trabalhando.

Em setembro, a Procuradoria Geral da União se manifestou favorável a libertação do detido, mas o Supremo Tribunal Federal não apreciou o pedido.

 

Por | Postado em: 27/11/2023 - 07:08
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento