O vereador Fernando Nègre, através do requerimento n° 469, solicita ao governo rondonense a reavaliação da terceirização das funções de cozinheiras responsáveis pela alimentação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil.
A proposta visa o retorno dessas profissionais ao quadro funcional direto do Município.
Segundo o parlamentar, a função das cozinheiras é essencial para o bom funcionamento da alimentação escolar, exigindo cuidado, técnica e acompanhamento constante das nutricionistas da rede.
Ele argumenta que a municipalização do serviço permitiria maior controle de qualidade, capacitação contínua e estabilidade profissional, fatores que impactam diretamente na segurança alimentar e na qualidade das refeições oferecidas às crianças.
Fernando Nègre aponta que a terceirização tem gerado alta rotatividade de funcionárias, dificultando a padronização dos procedimentos e a realização de treinamentos técnicos.
“A falta de vínculo direto com o Município”, segundo ele, “compromete a integração das cozinheiras às ações de formação continuada promovidas pelas nutricionistas da rede pública”.
Com a recontratação direta, o vereador acredita que seria possível fortalecer uma das áreas mais sensíveis da educação municipal: a alimentação escolar.
(Rádio Educadora/Com Inf. Assessoria)