Ouça ao Vivo
(45) 3284-1333
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Fuzil roubado da Força Nacional por indígenas em Terra Roxa é recuperado

O fuzil da Força Nacional que havia sido subtraído por indígenas durante a invasão de terras em Terra Roxa foi recuperado.

O armamento foi roubado quando um grupo de indígenas avançou contra um Capitão da Força Nacional, resultando em lesões leves e escoriações no oficial.

Uma equipe da Funai, juntamente com equipes policiais, iniciaram uma negociação a fim de recuperar o armamento.

Depois de diversas tratativas, a arma foi devolvida à Força Nacional sem maiores confrontos.

O Governo do Estado se pronunciou por meio de nota, sobre a escalada de violência no Oeste do Paraná por conta da invasão de terras produtivas por indígenas.

“A Polícia Militar do Paraná foi acionada em Terra Roxa,  após indígenas cercarem uma equipe da Força Nacional e atingirem um oficial, roubando seu fuzil e causando escoriações no profissional.

O Governo do Estado lamenta, novamente, a escalada de violência que vem acontecendo na região, devido as ocupações de indígenas a diversas áreas produtivas.

Desde o início do conflito, a Secretaria de Estado da Segurança Pública reforçou o policiamento com equipes especializadas do Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Polícia Militar da Fronteira e patrulhamento aéreo.

Em reuniões com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, no final do mês de julho, o governador Ratinho Junior já havia reforçado a necessidade de buscar respostas rápidas às invasões indígenas nas cidades que fazem fronteira com o Paraguai.

Ao saber do ocorrido, o governador Carlos Massa Ratinho Junior acionou o secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, do Ministério Justiça e Segurança Pública, e reiterou a preocupação do Governo do Paraná com a situação.

Por se tratar de povos indígenas, a responsabilidade da intermediação é do Ministério da Justiça, Funai e Polícia Federal.

O Governo do Estado reitera o compromisso com a segurança dos envolvidos e vai reforçar ainda mais o policiamento nessas áreas.

Mas destaca que é necessária uma solução o quanto antes para o problema, visando à integridade da população,” afirma nota do governo do Paraná.

 

(Rádio Educadora/Com AEN/Tribuna de Palotina)

Por | Postado em: 07/09/2024 - 07:26
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento