Ouça ao Vivo
(45) 3284-1333
Você está em: Página Inicial > Notícias > Detalhes da Notícia
Rally Transparaná começa domingo em Guaíra e vai percorrer 2 mil quilômetros

Além da folia de Carnaval, o Paraná se prepara para receber uma das mais desafiadoras competições automobilísticas do Brasil, o 30° Rally de Regularidade Transparaná. O trajeto envolve mais de 2 mil quilômetros em sete dias. O roteiro conta com sete grandes etapas e pelo menos 114 cidades envolvidas direta e indiretamente. E tudo isso começa nesta domingo (11), quando mais de 300 veículos partirão de Guaíra, na divisa com o Paraguai, rumo a Guaratuba, no Litoral, com chegada dentro das atrações do Verão Maior Paraná.

 

A competição envolve pilotos de Rally 4x4, Trilha 4x4, Adventure e Motos. Todos vão realizar o mesmo percurso: Guaíra, Umuarama, Apucarana, Guarapuava, Castro, Curitiba e Guaratuba. A iniciativa conta com apoio do Jeep Club do Paraná, Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, além de Itaipu Binacional, Copel, Sanepar e outros. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas através do site oficial do evento.

 

A programação começa neste sábado (10), no Parque das Marinas, em Guaíra, com a retirada dos kits, seguida por um briefing para todas as categorias. No domingo, a competição começa com o chamado prólogo e a primeira premiação está prevista para o final da tarde.

 

Na segunda-feira (12), os competidores largam a partir das 8 horas em direção ao Lago Aratimbó, em Umuarama. Na terça, seguem para Apucarana, com chegada no Espaço das Feiras. A quarta-feira (14), que marca a metade da prova, leva os participantes até o Parque Lacerda Werneck, em Guarapuava. O destino de quinta-feira (15) é o Parque de Exposições Dario Macedo, em Castro, o trecho mais longo do rally.

 

De Castro, os competidores seguem na sexta-feira (16), a partir das 8h, em direção a Curitiba. A largada será no Parque Lacustre e a chegada no Armazém Garagem. No sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba, em direção à Praça dos Namorados.

 

Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte, diz que o Paraná está muito orgulhoso de receber o maior rally de regularidade do País. "Convidamos a todos que gostam de automobilismo e de esporte de motor para que estejam conosco nas cidades com mobilização e parada. Será uma festa maravilhosa do automobilismo do Paraná", convida.

 

ALÉM DAS ESTRADAS – O Transparaná não é apenas com uma competição esportiva, mas também um evento que promove solidariedade e preservação ambiental. Como parte das ações sociais, novamente estão previstas a entrega de kits de higiene pessoal para mulheres em situação de vulnerabilidade socaial, a distribuição de cestas básicas, o lançamento de sementes de mata nativa ao longo da trilha e a oportunidade para alunos da Apae conhecerem os veículos e darem uma volta.

 

FESTIVAL DA FAMÍLIA – No dia 17, na chegada, entre 10h e 18h, acontece mais uma edição do Festival da Família, dessa vez em Guaratuba, aguardando a chegada dos pilotos. O evento conta com diversas atividades esportivas próximo à Praça dos Namorados, com vôlei, futebol, peteca, badminton, beach tennis, mini futebol e mini vôlei, com acompanhamento de acadêmicos de educação física e profissionais de educação. No período da tarde, o público pode curtir o show da banda Denorex.

 

(Rádio Educadora/Com Inf. AEN)

Por | Postado em: 10/02/2024 - 09:38
Tags Populares
Tecnologia e desenvolvimento