22/12/16 10h38 - Dia de campo da C. Vale mostra como informações vão ajudar produtor             ¤             22/12/16 10h02 - Noite de Natal marca hoje inauguração de parte do Teatro Municipal de Marechal Rondon (áudio)             ¤             22/12/16 09h11 - Motocicleta é furtada no centro de Marechal Rondon             ¤             22/12/16 07h44 - Homens armados praticam assalto em Novo Sarandi e fogem de motocicleta             ¤             22/12/16 06h54 - Entrega do Relatório Final do Fórum Marechal Rondon 2035 e inauguração do Teatro acontecem hoje             ¤            
ATLNTIDA FM

Dia de campo da C. Vale mostra como informações vão ajudar produtor

22/12/16 10h38 | Agricultura

A- | A+

A informática saiu dos computadores, equipou celulares e passou a controlar automóveis. O choque de tecnologia chegou ao campo e, atualmente, o produtor pode fazer o plantio com taxas variáveis de insumos conforme programado pelo serviço de agricultura de precisão. Pulverizadores autopropelidos podem ser programados para trabalhar com interferência mínima do operador.


Colheitadeiras oferecem dados em tempo real sobre produtividade, umidade do grão e volume de carga no graneleiro.


A informatização do agronegócio deixou de ser uma tendência para se tornar um recurso ao alcance pleno do produtor.


Com tantas informações disponíveis, a questão passa a ser como utilizá-las para melhorar e eficiência e a rentabilidade das atividades agropecuárias.


Este será o tema principal do Dia de Campo de Verão que a C.Vale realizará de 17 a 19 de janeiro de 2017.


O professor João Paulo Molin, da Unesp de Jaboticabal (SP), vai falar sobre o assunto aos produtores que forem ao Campo Experimental da cooperativa C. Vale , em Palotina.


“A informação é o novo insumo do campo.


O produtor precisa saber o que fazer com os dados disponíveis para melhorar os processos e os resultados de suas atividades”, explica o engenheiro agrônomo Enoir Pellizzaro, coordenador do evento. Segundo ele, “o produtor terá a oportunidade de saber como funcionarão as máquinas e implementos num futuro próximo e quais informações será possível obter para produzir mais e melhor”.


O Dia de Campo de Verão, maior evento técnico da C.Vale, com 14.200 visitantes em 2016, vai permitir aos produtores conhecer, também, lançamentos em sementes de soja e milho, variedades de mandioca e forrageiras.


A equipe técnica da cooperativa  C. Vale , vai mostrar o desempenho de diferentes tecnologias em parcelas experimentais , enquanto que fabricantes de agroquímicos e fertilizantes vão apresentar seus pacotes tecnológicos e nutricionais.


A programação prevê, ainda, Mostra da Bezerra e Torneio Leiteiro, palestras sobre plantas medicinais e dinâmica de máquinas.


 


 


Arnaldo Santos/ Assessoria 

Compartilhe

voltar